Américas,  Colômbia,  San Andres

San Andres – O que fazer em 5 dias no arquipélago colombiano

Vamos a San Andres, uma pequena ilha da Colômbia no mar do Caribe, também conhecida como Arquipélago de San Andres, Providência e Catalina.

As pequenas ilhotas ao redor de San Andres (que lá são chamadas de Cayos – ou Cays) estão entre as principais atrações do local. São perfeitas para a prática de esportes aquáticos ou para somente passar o dia e relaxar.

As águas de San Andres, que são quentes e cristalinas, oferecem as condições ideais para os praticantes de mergulho.

Como tive poucos dias lá, tentei me organizar para ver todas as principais atrações… segue abaixo meu roteiro:

1o dia: voamos de SP para Bogotá com a Avianca, em Bogotá fizemos a conexão e pegamos o vôo para San Andres. Chegamos em San Andres à noite, e não fizemos mais nada pois nossas malas não chegaram e tivemos que resolver o problema com a cia aérea. Não deu tempo de fazer mais nada além de ir para o hotel dormir.

2o dia: compramos chinelo / biquíni / sunga na lojinha ao lado do hotel (nossas malas só chegaram à noite) e alugamos um carrinho de golf (muito comum por lá) para fazer um passeio de volta à ilha. Visitamos alguns lugares bem legais nesse dia:

– Porto onde ancoram os cruzeiros
– Centro de San Andres: o local funciona como Zona livre de comércio, onde é possível fazer compras com isenção de impostos
– Balneario West View: Parede de pedra de 5 metros, onde é possível nadar com os peixes
– Museo Casa Isleña: é uma casa restaurada, um exemplo da arquitetura tradicional da ilha, decorada com objetos originais de décadas atrás
– Caverna de Morgan: Museu que recria o mundo dos piratas
– Hoyo Soplador (Buraco Soprador): fica no extremo sul da ilha. A água do mar é esguichada por um buraco no chão de pedras.

San Andres

San Andres

3o dia: fizemos um passeio de barco para as ilhas de Johnny Cay e El Acuário. As ilhas ficam muito próximas a San Andres (de 5 a 10 minutos de barco). Em Johnny Cay há quiosques que vendem bebidas e porções de petiscos, há espreguiçadeiras e sombreiros de frente para o mar, dá para passar o dia inteiro lá. Em El Acuário há um restaurante apenas, e em frente há raias que nadam em meio aos turistas e também muitos peixes em águas rasas. Tem uma faixa grande de areia e corais onde é possível caminhar e fazer snorkelling.

Acuario Rose Cay Acuario Rose Cay2 Johnny Cay Johnny Cay2

4o dia: reservamos o dia para fazer mergulho scuba. Fizemos 2 mergulhos com o pessoal da Sea Garden. A visibilidade por lá é excelente, uma pena não termos tempo para fazer mais dias de mergulho, pois há pontos incríveis por lá que não tivemos a oportunidade de conhecer. Nesse dia também passamos a tarde na praia de San Luis.

Mergulhos San Andres

Playa San Luis

5o dia: fomos para Rocky Cay. A rede de hotéis Decameron possui um clube de praia lá, que é All Inclusive assim como os hotéis. Apenas o almoço precisa ser reservado, mas bebidas do bar podem ser consumidas à vontade. Há uma faixa de areia onde é possível caminhar a pé entre a praia e uma ilha que fica em frente, a cerca de 300m.

Hoteis Decameron San Andres

——————————————————————————-

Em resumo:

Quantos dias ficar em San Andres? Eu recomendo uma semana se você for mergulhador. Nos 5 dias que fiquei, consegui conhecer bastante coisa, mas gostaria de ter mais tempo para poder fazer mais mergulhos.

Como chegar a San Andres? A Avianca é a cia aérea que tem mais opções de vôos para lá. Fui via Bogotá, mas há outras opções também.

Onde ficar em San Andres? A rede Decameron (www.decameron.com) possui vários hotéis por lá. Todos são All Inclusive e você tem acesso a todos os hotéis da rede (bares e restaurantes).

É isso pessoal, espero que gostem e até a próxima!