Américas,  Estados Unidos,  Hawaii,  Oahu (Honolulu)

Dicas Hawaii – Oahu / Honolulu

Hoje falaremos do Hawaii (ou Havaí, em português). O mais recente Estado dos Estados Unidos, que fica localizado em um arquipélago no meio do Oceano Pacífico. São oito principais ilhas (veja mapa abaixo). Nesse post, falaremos de Oahu, a ilha onde fica Honolulu, a capital do Estado do Hawaii.

Hawaii_Map_OAHU

Oahu_Map

Oahu, por abrigar a capital, é a mais urbana, povoada e movimentada ilha do Hawaii. Eu particularmente achei a ilha completíssima, pois oferece boas opções desde compras e gastronomia, até praias paradisíacas e mergulhos inesquecíveis. É possível fazer de tudo por lá.

Vou tentar resumir abaixo as principais atrações de Oahu:

Waikiki: é a praia mais urbanizada, onde ficam os maiores resorts e os principais hotéis. O por-do-sol em Waikiki é imperdível. Lá também há um centro comercial com muitas lojas de grife, restaurantes, lojas de souvenir, etc. Se você quiser fazer aulas de surf no Hawaii (para leigos), faça em Waikiki, pois as ondas são mais tranquilas e há diversas opções de surf lessons por lá. Dizem que quem deixa um colar de flores na estátua do Duke, no calçadão de Waikiki, um dia volta às ilhas.

Waikiki

Waikiki_Duke

Hanauma Bay: é uma praia fechada, um parque, onde é preciso pagar US$7.50 por pessoa para entrar, e assistir a um vídeo com as regras de preservação do parque. É uma das praias mais bonitas que vi no Hawaii, leve seu set de máscara/snorkel pois vale a pena. Fica a cerca de 30 min de carro de Waikiki, há estacionamento no local.

Hanauma_Bay

North Shore: parte norte da ilha, onde ficam as praias mais famosas, que costumam receber os campeonatos de surf. Há 2 opções de caminho para ir a North Shore (contornando a parte leste da ilha ou pegando a estrada pelo meio).

No caminho que contorna a parte leste da ilha há vários lugares onde pode-se ir parando para conhecer. Indo pela 72, você verá: Sandy Beach, Makapu’u Beach, Kailua e Lanikai, Kualoa Ranch (onde foi filmado o seriado Lost), Kahana Bay, Punalu’u e ainda passará em frente ao Polynesian Cultural Center (não fui, mas caso você vá, reserve pelo menos uma manhã ou tarde inteira… há quem passe o dia todo lá). Na região de Kahuhu (quase chegando a North Shore) há os camarões vendidos em trailers, o mais famoso é o Giovanni’s Shrimp.

Caminho North Shore

Indo pelo caminho central (saindo de Waikiki, pegue a H1 sentido oeste e depois a H2 sentido North Shore), você verá a parte mais rural da ilha, e passará por fazendas como a Dole Plantation (plantação de abacaxi que tem um labirinto enorme em forma de abacaxi e possui tour para visitantes). A estrada chega em Haleiwa, cidade histórica de North Shore. Não deixe de visitar a Surf ‘n Sea, a primeira loja de Surf do Hawaii, que fica no centro histórico de Haleiwa.

Haleiwa

Só há uma rodovia que liga todas as praias de North Shore, que é a Kamehameha Highway. Falarei das praias na ordem de quem sai de Haleiwa e segue pela Kamehameha Highway:

Turtle Beach: a “praia das tartarugas” possui um grupo de tartarugas verdes que moram por ali e às vezes vão tomar sol na areia. Infelizmente eu não tive a sorte de vê-las em nenhuma das minhas passagens por lá.

Turtle Beach

Waimea: é conhecida como a “meca do surf”. Há um rio que chega até a areia da praia. Do outro lado da Kamehameha Highway há um parque com cachoeiras, o Waimea Falls.

Waimea

Pipeline (Ehukai): a mais famosa das praias de North Shore. Completamente tomada de surfistas, o melhor lugar para apreciar o surf em Oahu. O mar é bastante violento portanto não é recomendado nadar por lá. O nome Pipeline é devido às ondas em forma de tubos perfeitos.

Pipeline

Sunset Beach: praia mais aberta, legal para passar o dia tomando sol, também costuma ter bastante gente praticando surf.

Sunset Beach

Pearl Harbor: o museu é enorme, tem diversas áreas. Você tem a opção de comprar o ingresso que dá acesso a todas as áreas (desde que tenha bastante tempo disponível para a visita) ou então comprar apenas das áreas que quer mais visitar.

Pearl Harbor

Pali Lookout: mirante que fica localizado na Pali Highway. A vista lá de cima vale a pena. Leve um casaco pois é bem alto e venta bastante.

Pali Lookout

Ala Moana Center: um shopping center bem completo, fica em Waikiki. Caso queira fazer compras, vale dar uma passada lá e também nas lojas de rua do centrinho de Waikiki.

Mergulhos: não deixe de fazer pelo menos uma saída de mergulho em Oahu. Apesar de não ser a ilha mais famosa para mergulhos, vale muito a pena mergulhar por lá também! Fiz 2 mergulhos com o pessoal da Island Divers (que recomendo bastante). No primeiro fomos a um naufrágio onde de cara já vimos logo 4 tubarões. E no segundo fomos a umas formações rochosas onde nadamos com dezenas de tartarugas e uma foca muito simpática.

Mergulho_Oahu

——————————————————————————-

Em resumo:

Quantos dias ficar em Oahu? Recomendo entre 4 e 7 dias.

Onde ficar em Oahu? Há inúmeras opções de hotéis em Waikiki, que considerei uma boa localização. Fiquei no The Modern Honolulu, que é bem localizado, tem instalações novas e ótimo atendimento.

Onde alugar carro em Oahu? O ideal é sempre pegar e devolver o carro no aeroporto. Existe um site de reservas que não precisa informar número de cartão de crédito, o Discount Hawaii. Fiz reservas por lá e deu tudo certo.

Dicas de restaurantes em Oahu? Entre os que fui, recomendo o Duke’s e o Tropics (ambos em Waikiki, pé na areia).

——————————————————————————-

– Dicas para outras ilhas:

MAUI – Acesse o post sobre Maui aqui.

BIG ISLAND (HAWAII) – Acesse o post sobre a Big Island aqui.

——————————————————————————-

Dicas Gerais (para todo o Hawaii):

– Alugue um carro! As ilhas são grandes e será muito mais proveitoso se você fizer sua própria programação. Caso contrário ficará preso a excursões que podem ser demoradas e chatas.

– Sempre leve um lanchinho e água / refri em uma bolsa térmica no carro, pois roda-se muito de carro e às vezes, dependendo do lugar, não há restaurantes próximos.

– Para se locomover entre ilhas, você terá que voar. A Hawaiian opera vôos entre todas as ilhas, porém atente-se aos preços das bagagens, que devem ser pagas a parte (não existe bagagem inclusa no preço do vôo).

É isso, espero ter ajudado. Logo subirei as informações das outras ilhas.

Abraços e até a próxima!

Um comentário

  • Eliana Hermann

    Eu ja estive no Hawaii em 2010, ficamos apaixonados por tudo , em dezembro estaremos indo novamente a Oahu, uma dica que eu dou e para todos que pretendem ir visitor as ilhas deem uma estudada nas lendas das ilhas, se voce estudar a respeito, fara uma viagem linda e voltara feliz, pois respeitou as lendas e os costumes daquele lugar. Um abraco a todos.