Ásia,  Vietnam

Destino da semana: Vietnã!

O que fazer no Vietnã? Bom, minha experiência foi breve mas acredito que possa ajudar os interessados nesse destino.

Passei no total 4 dias no país… e nesse período visitei HANOI e HALONG BAY.

Um ponto importante é: quase ninguém fala inglês, a não ser no hotel e nos bons restaurantes… nos demais lugares tivemos que nos virar com mímica pois a comunicação era bem difícil.

Outro ponto importante: prepare-se para um trânsito caótico… não existe preferencial, os cruzamentos são uma loucura, a quantidade de motos é absurda e você terá que se acostumar a atravessar a rua caminhando calmamente em meio a essa confusão!

Começando por Hanoi, onde passamos 2 noites, optamos por pegar um hotel próximo ao Old Quarter (Hoan Kiem), que é o local mais movimentado por lá. Há uma concentração grande de hotéis. Ficamos no Elegance Diamond (http://www.hanoielegancehotel.com). Achei o hotel e o serviço muito bons, recomendo. A localização era excelente.

Hanoi é uma cidade pequena, dá para fazer quase tudo a pé. Há diversos museus em Hanoi. Dentre as principais atrações, visitamos:

Ho Chi Minh Mausoleum -monumento onde está o corpo de Ho Chi Minh. Não pudemos entrar, pois devido aos preparativos da festa de 1.000 anos de Hanoi, o local estava fechado.

History Museum – museu da história do Vietnã.

One Pilar Pagoda – lugar de oferenda ao Buda… não tem nada demais, mas como é próximo dos demais lugares, vale a pena dar uma passada.

Quoc Tu Giam: Van Mieu Street – templo da literatura, tem jardins lindos em volta.

Hoa Lo Prison – prisão construída pelos franceses e usada para prisioneiros políticos e posteriormente para prisioneiros da guerra.

Opera house –  não conseguimos visitar pois estava fechado no horário que passamos por lá, mas acredito que valha a pena conhecer.

Lago Hoam Kiem – Fica  no Old Quarter, possui diversos restaurantes ao redor, lugar muito agradável.

Old Quarter – vale a pena rodar a pé pelo local e conhecer as lojinhas.

Na manhã seguinte partimos para Halong Bay, baía cercada de milhares de ilhas, com um visual incrível. Classificada como patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO, é possível fechar passeios day trip ou ficar de uma a três noites em um dos barcos que pernoitam por lá.

Optamos por passar uma noite no barco, e entre as dezenas de opções, escolhemos o Paloma Cruise (http://www.palomacruise.com). Escolhemos a cabine maior, pois estávamos em 3 pessoas, e pegamos uma das 2 cabines frontais, que possuem varanda privativa.

Os pacotes para Halong Bay geralmente incluem transfer de van saindo de Hanoi… a viagem é um pouco longa (cerca de 4 horas) e no caminho eles passam por um lugar onde é possível comprar artesanato local. Para quem não tiver paciência de pegar a estrada, existem opções de transfer de helicóptero (muito mais caras obviamente).

O pessoal do barco prepara toda uma programação, porém, além de apreciar a paisagem e curtir o por do sol no deck do barco, as únicas coisas diferentes que fizemos foram um passeio para conhecer uma vila de pescadores que moram por ali, e um outro passeio a uma caverna.

No dia seguinte voltamos a Hanoi para pegar nosso vôo com destino a Cingapura.

—————————————————————————————–

Em resumo:

– Quantos dias ficar em Hanoi? Em um dia e meio no máximo é possível conhecer tudo.

– Onde ficar em Hanoi? De preferência no Old Quarter (Hoan Kiem). Algumas opções de hotel: Elegance Diamond, Sofitel Metropolitan.

– Onde comer em Hanoi? Um dos melhores restaurantes que fui por lá foi o Green Tangerine (48 Hang Be Street), mas também há outros muito bons como Cha ca la vong (14 Cha ca Street) e Club Opera (59 Ly Thai To Street). Os locais ao redor do Lago Hoan Kiem também são bons, há bastante opção.

Quantos dias ficar em Halong Bay? Achei uma noite mais do que suficiente, dá para conhecer o lugar e as poucas atrações que existem por lá.

Onde ficar em Halong Bay? Indico o Paloma Cruise, que foi o único que conheci e gostei bastante (http://www.palomacruise.com)

Espero ter ajudado.

Abraços e até a próxima!