Croácia,  Europa,  Hvar

Dicas Hvar, Croácia: como chegar, onde ficar e o que fazer!

Hoje falaremos de Hvar, um dos destinos mais jovens e badalados da Europa.

Requisito principal para começar a pensar em ir para Hvar: programe a viagem com uma turma de amigos(as). As principais atrações da ilha são praias e baladas, lugares perfeitos para ir com esse tipo de companhia.

Hvar Croatia Croacia

Primeiro de tudo: como chegar em Hvar? A opção mais fácil é pegar um vôo até a cidade de Split e de lá pegar um ferry até a ilha. O percurso do ferry leva cerca de 2 horas. Acesse o site do Jadrolinija para ver os horários dos ferries, mas para travessias de passageiros sem carro a compra é feita na hora, não há reservas. Se você já estiver na Croácia, em Dubrovnik (ver post sobre Dubrovnik), será preciso fazer o trajeto de carro. São cerca de 6 horas e é necessário ir com um motorista (os próprios hotéis indicam empresas que fazem esse serviço). Não aconselho ir dirigindo, pois é percurso longo, em uma estrada cheia de curvas. Também é necessário passar por uma parte do território da Bósnia. Também há a opção de ônibus, porém são mais demorados (cheque as opções de ônibus em buscroatia.com).

Não há necessidade de usar carro na ilha, pois os hotéis ficam concentrados próximos ao centro e os restaurantes e lojinhas ficam um ao lado do outro.

Hvar

Próximo passo: Baladas. As baladas estão entre as principais atrações da ilha. São muitas opções, do pôr-do-sol até o amanhecer. Vale ir em todas (ou quase todas), em todas as noites! Abaixo os horários de cada uma:

– Hula Hula Hvar: das 16h até 21h (horário do pôr-do-sol).
– Carpe Diem: das 23h até 02h (existem duas: uma no porto e uma que fica numa ilha próxima)
– Veneranda: das 02h até 06h
Hula Hula Hvar
Carpe Diem Island Hvar
Praias e ilhas: durante o dia, é possível conhecer as praias e ilhas ao redor de Hvar. No porto existem taxi-barco para diversas ilhas diariamente. Você paga um valor por pessoa e eles te levam, e te avisam dos horários em que o barco fará o percurso de volta, então dá para se programar para passar o dia na ilha (ir pela amanhã, almoçar por lá e retornar à tarde).
É imprescindível pegar um dia para fazer um passeio de barco pelas ilhas, pois para alguns lugares não há taxi-barco. Recomendo fortemente pegar um barco com marinheiro e pedir para ele levar nos principais lugares mais afastados. Entre os lugares que fomos: Milna Beach, Red Stone (pequena caverna), há também outras cavernas mais famosas, como a Blue Cave e a Green Cave.
Hvar Islands & Beaches
Restaurantes: Há vários bons. Entre os que fui, recomendo o Antonio (só é possível chegar de barco – não sei dizer onde fica, tem que pedir pro marinheiro levar), o Toto’s (fica na ilha Palmizana), o Tri Grede (na ilha Zdrilca). Também são muito recomendados o restaurante do Hotel Adriana e o Restaurante Luna.
Hvar Restaurants Toto's Antonio
Um passeio pelas lojas e barzinhos do centro também vale ser incluído na programação. O lugar é lindo, as construções são quase todas de pedra e entre as ruazinhas existem muitos lugares bacanas para conhecer.

——————————————————————————-

Em resumo:

Quantos dias ficar em Hvar? Recomendo ficar entre 3-4 dias. É o suficiente para conhecer bem os lugares interessantes de lá. Quem quiser pode ficar mais dias para descansar, mas a programação vai ficando repetitiva.

Onde ficar em Hvar? A rede de hotéis Suncani Hvar possui vários hotéis por lá. Os melhores são Riva, Adriana e Amfora. Com o cartão do quarto do hotel é possível acessar as áreas dos outros hotéis da rede e também utilizar os restaurantes (e você paga a conta na hora do check-out).

Qual o melhor período para ir a Hvar? Entre julho e início / meio de agosto, alta temporada e verão na Europa.

Qual a moeda local na Croácia? É aceito Euro? A moeda local é o Kuna. A maioria dos lugares também aceita Euros, mas recomendo trocar pelo menos uma parte por Kunas. Um Euro é equivalente a aproximadamente 7,5 Kunas.

É isso pessoal, espero que gostem e até a próxima!