Américas,  Estados Unidos,  Hawaii,  Maui

Dicas Hawaii – Maui

Seguindo com as dicas sobre o Hawaii, hoje falaremos de Maui, outra ilha do arquipélago havaiano.

Maui é o lugar perfeito para quem curte curte natureza, cachoeiras, mergulho e praias de todos os tipos. Veja no mapa abaixo a localização de Maui:

Hawaii_Map_MAUI

Alguns dos lugares que fui e que acho que valem a pena visitar em Maui:

Lahaina: é uma cidade histórica, com destaque para seu centrinho comercial repleto de galerias de arte. Há também diversos bares e restaurantes, e uma praça central com uma árvore imensa, que foi plantada no local em 1.873. Além de algumas casas que hoje funcionam como museus e contam um pouco da história da cidade.

Lahaina

Lahaina2

Jaws (Peahi):  ponto de surf famoso pelas ondas gigantes (que podem chegar a mais de 20 metros nos swells de inverno). Só é possível ver Jaws do alto, a partir do morro que fica acima da baía. Achar Jaws não é uma tarefa muito fácil, pois não há placas e nenhuma indicação de como chegar lá… uma vendedora da loja Hawaiian Island Surf and Sport nos explicou como chegar, e nossa maior frustração foi achar o local, mas não conseguir ver nenhuma onda! Sim, no dia que fomos, só vimos “marolas” (vejam a foto abaixo). Tome nota do caminho caso queira tentar ir: pegar a Hana Highway, entrar à esquerda na Peahi Rd (aprox. meia milha após o Haiku Community Center), virar a esquerda novamente e seguir a estrada até uma parte em que abre um espaço grande de terra onde é possível parar o carro (cuidado com carros baixos pois a estrada é de terra e pode ficar bem ruim se chover).

Jaws

Kihei Beach: é bem comprida, possui trechos de areia e “coves”. Um dos melhores lugares para remar de stand up paddle (para iniciantes) na ilha fica em Kihei, e chama-se “Cove Park”.

Wailea / Makena: mais ao sul, após Kihei, ficam as praias de Wailea e Makena Beach State Park (Big Beach). A primeira fica em uma área quase fechada pelos resorts, mas oferece pontos de acesso à praia. A segunda (Big Beach), está entre as maiores de Maui, com uma longa faixa de areia.

Kanapali Beach: fica na parte oeste de Maui, praia tranquila, de areias brancas, cercada de resorts. Já foi eleita como “melhor praia dos Estados Unidos”, em 2003.

Kaanapali

Baldwin Beach Park: achei uma das praias mais bonitas… areia branca e mar incrivelmente azul! Conseguimos praticar stand up paddle lá, muito legal. Fica na parte leste de Maui.

Baldwin

Hookipa Beach: também fica na parte leste. Muito frequentada por praticantes de windsurf e kitesurf, por causa dos fortes ventos. Costuma ficar bem lotada e também abrigar alguns campeonatos.

Hookipa

Road to Hana: Hana é uma cidadezinha conectada ao centro de Maui por uma famosa estradinha. Há duas formas de chegar a Hana: a principal e mais comum é pela Hana Highway (HI-360), mas também é possível ir pela Pilani Highway (HI-37) – por onde eu fui – que é bem mais roots e inclusive possui um trecho por onde as locadoras de carro não permitem circular.  Pense bem antes de ir por esse lado, pois a viagem é longa e cansativa (eu na verdade fui por engano por lá), passa por lugares totalmente desertos, a estrada vira pista única a partir de certo trecho e depois ainda vira uma via sem asfalto. Ela passa por uma parte que é formada só de rochas vulcânicas (com redes de proteção para que não caiam pedras na pista), e depois entra na parte da floresta. Veja no mapa abaixo o percurso das duas estradas. A Hana Highway (HI-360) possui 620 curvas e 59 pontes, e passa pelo meio de florestas e cachoeiras. Há diversos lugares no caminho que valem a pena a parada para fotos.

Road to Hana_MAP

Road to Hana

Caminho Maui Volta a Ilha

Haleakala National Park: é um parque enorme, que vai desde o topo do vulcão (a 10.000 pés) até o mar. Há pessoas que vão para o visitor center de Haleakala ainda de madrugada, para ver o sol nascer lá de cima. Entrei pela parte de Kipahulu, onde ficam algumas cachoeiras, porém o acesso por lá é bem difícil pela distância. Fica no lado deserto da ilha, bem depois de Hana para quem vem pela Hana Highway, logo após virar Pilani Highway.

Haleakala2 Haleakala1

Mergulhos: Maui foi a ilha onde fiz mais mergulhos… há diversos pontos de mergulho famosos, com destaque para Molokini Crater. Mergulhei durante 3 dias com o pessoal da Lahaina Divers, que recomendo bastante. Eles oferecem pacotes para quem pretende fazer vários mergulhos e é possível fazer as reservas pelo site deles. Abaixo, fotos de alguns dos mergulhos que fiz em Maui.

Mergulho_Maui

Molokini

Temporada de baleias Jubarte: a temporada de baleias no Hawaii vai de dezembro a março, e Maui é a ilha que possui a maior área dentro do santuário das baleias. Em todas as saídas de barco que fiz para mergulhar, paramos para ver baleias que estavam passando perto do barco. Infelizmente não consegui boas fotos, mas a sensação de chegar perto delas é incrível! Em alguns merguhos, conseguíamos ouvir o som de baleias que estavam próximas, apesar de não conseguir vê-las. Há passeios específicos de barco somente para assistir às baleias, que recomendo fazer se você não for pegar barco para outras atividades, como mergulho por exemplo.

baleia_maui

——————————————————————————-

Em resumo:

Quantos dias ficar em Maui? Recomendo entre 5 e 7 dias.

Onde ficar em Maui? Os lugares mais movimentados são Lahaina, Kanapali e Kihei. Fiquei em Kihei por ser mais “central”, para facilitar a locomoção para os dois lados da ilha. O hotel que fiquei é Maui Cost Hotel.

Onde alugar carro em Maui? O ideal é sempre pegar e devolver o carro no aeroporto. Existe um site de reservas que não precisa informar número de cartão de crédito, o Discount Hawaii. Fiz reservas por lá e deu tudo certo.

Dicas de restaurantes em Maui? Recomendo muito o Monkeypod Kitchen (contemporâneo e cozinha local), e o Pita Paradise (mediterrâneo), ambos ficam no mesmo lugar, um centrinho comercial chamado Wailea Gateway Center.

——————————————————————————-

– Dicas para outras ilhas:

OAHU – Acesse o post sobre Oahu/Honolulu aqui.

BIG ISLAND (HAWAII) – Acesse o post sobre a Big Island aqui.

——————————————————————————-

Dicas Gerais (para todo o Hawaii):

– Alugue um carro! As ilhas são grandes e será muito mais proveitoso se você fizer sua própria programação. Caso contrário ficará preso a excursões que podem ser demoradas e chatas.

– Sempre leve um lanchinho e água / refri em uma bolsa térmica no carro, pois roda-se muito de carro e às vezes, dependendo do lugar, não há restaurantes próximos.

– Para se locomover entre ilhas, você terá que voar. A Hawaiian opera vôos entre todas as ilhas, porém atente-se aos preços das bagagens, que devem ser pagas a parte (não existe bagagem inclusa no preço do vôo).

É isso, espero ter ajudado.

Abraços e até a próxima!

Um comentário