
Destino da semana: Estocolmo!
Pessoal, hoje vamos falar de um destino recente que está fresco na memória: Estocolmo! Cheguei de lá há duas semanas, de uma viagem a trabalho, e felizmente tive bastante oportunidade de explorar a cidade.
Aqui vou listar algumas dicas do que fazer em Estocolmo.
Estocolmo é a capital e o principal centro urbano da Suécia. A cidade está situada num arquipélago de 14 ilhas, cercada de pontes, com monumentos muito bem preservados, o que contribui para uma paisagem linda em vários pontos da cidade.
Fiquei hospedada no Lydmar Hotel (http://www.lydmar.com), definitivamente um dos melhores da cidade. Faz parte da rede Small Luxury Hotels of the World (http://www.slh.com). Os quartos são grandes e muito confortáveis, o serviço é excelente e todo o staff é muito atencioso.
Entre os lugares que tive oportunidade de visitar estão:
– Vasa Museum: é um museu marítimo que fica na ilha Djurgården, e possui um navio do século XVII que foi resgatado do mar e encontra-se praticamente intacto em exposição. Além do navio, há também diversas informações e objetos que foram encontrados no interior do navio, demonstrações de como foi feito o resgate do navio de volta à superfície e várias outras curiosidades.
– Spirit Museum: museu histórico de vinhos e destilados. Destaca-se por ter uma área dedicada à Absolut Art Collection. Exposição com todas as obras que artistas fizeram em colaboração com Absolut Vodka, marca tradicionalmente conhecida por ser Sueca.
– Gamla Stam: é o Old Town ou cidade antiga de Estocolmo. É uma pequena ilha localizada entre duas pontes, com origem no século XIII. Na minha opinião é a parte mais charmosa da cidade. Possui diversas ruazinhas com lojas de souvenir, restaurantes, cafés, lojas de doces e de roupas. A arquitetura é linda.
– Ice Bar: fica localizado dentro do Nordic Sea Hotel (www.nordicsea.se). O bar é completamente feito de gelo e a temperatura ambiente lá dentro é de 5 graus negativos (Celsius). Até os copos onde tomamos os drinks são de gelo. É inspirado no Ice Hotel, que fica bem ao norte da Suécia, mas que infelizmente não tive a oportunidade de conhecer nessa viagem. Site do Ice Bar: http://www.icehotel.com/uk/ICEBAR/Stockholm/
– Drottninggatan: essa rua tem diversas opções de lojas de Souvenir. É a continuação da Riksgatan, que sai de Gamla Stam, passa pelo meio do prédio do Parlamento e ao final da ponte se torna essa rua.
– City Hall: é o prédio da prefeitura de Estocolmo. Fica na ponta leste da ilha Kungsholmen, de frente para as ilhas de Riddarholmen e Södermalm.
– Stockholm Palace: é a residência oficial da monarquia Sueca. Fica em Gamla Stam.
Também vale muito a pena fazer um sightseeing de barco pelas ilhas. A paisagem é linda!
Além desses, tem alguns lugares que não tive tempo de visitar, mas que acredito que valham a pena e deixei na minha lista para a próxima visita a Estocolmo:
– National Museum: museu de arte e design, um dos principais da Suécia. As coleções incluem pinturas antigas, esculturas, desenhos e artes gráficas.
– Fotografiska (Museu da Fotografia): inaugurado em maio de 2010 com a exibição “A Photographer’s Life 1990-2005″ de Annie Leibovitz, passou a ser a partir de então tornou-se o principal centro de fotografia contemporânea da Suécia. Possui um espaço de 2.500 metros quadrados para exposições.
– Museum of Modern Art: tem uma das melhores coleções de arte do período a partir de 1900 até os dias atuais, com trabalhos de Dalí, Matisse, Bourgeois e Picasso. É tido com um dos lugares imperdíveis em Estocolmo (sim, eu perdi.. rs).
————————————————————————————-
Em resumo:
– Quantos dias ficar em Estocolmo? Acredito que de 4 a 7 dias dê tempo para priorizar os lugares que se quer visitar lá. Os principais lugares são muito próximos e é possível fazer quase tudo a pé (apesar do frio congelante nas ruas dependendo da época do ano).
– Onde ficar em Estocolmo? Recomendo muuuito o Lydmar Hotel (http://www.lydmar.com), mas na mesma região do Lydmar há diversas opções de outros hotéis, fica um ao lado do outro.
– Onde comer em Estocolmo? Fui em alguns restaurantes bons, como o Grand Escalier (contemporâneo) e o Vassa Eggen (é chamado de Steak House, mas servem de tudo). Todos são muito próximos à região dos hotéis, se não estiver muito frio dá tranquilamente para ir a pé.
– Dicas de baladas / barzinhos agitados em Estocolmo? O Riche Bar é um barzinho agitado, ideal para Happy Hour. No dia que fui (uma terça-feira) estava bem cheio. Também estive no Bistro Jarl (barzinho mais tranquilo), no Café Opera (baladinha, mas o público é de gente muito novinha, entre 22-25 anos) e no Sturecompagniet, que é uma baladinha bem mais selecionada, público bacana e boa música (se conseguir, vá para o espaço no piso superior, que funciona como um camarote, mas é uma balada totalmente separada da de baixo).
É isso, espero que gostem.
Abraços e até a próxima!

