Croácia,  Dubrovnik,  Europa

Dubrovnik – Dicas da cidade medieval croata!

A cidade de Dubrovnik me surpreendeu imensamente. Desde o caminho, que fizemos de carro da ilha de Hvar até lá, em uma estrada que vai contornando o Mar Adriático em meio a paisagens incríveis, até as surpresas que encontramos chegando lá.

Um dos principais destinos turísticos do Adriático, a cidade foi incluída na lista dos Patrimônios Mundiais da Humanidade da Unesco em 1979. A cidade também é palco da série Game of Thrones, exibida pela HBO.

O acesso à cidade antiga (old town) é feito pela Ponte Pile. Logo na entrada é possível avistar a fonte Onofrio, uma fonte de 16 lados. O monumento é de 1.438 e faz parte do sistema de abastecimento de água da cidade.

Pile_Dubrovnik

Onofrios_Dubrovnik

Toda a cidade antiga é cercada por muralhas medievais (walls) de 2km de comprimento e até 25m de altura. Um passeio por lá dando a volta por toda a muralha é obrigatório para quem visita Dubrovnik. O passeio dura entre 1h e 2h (vai depender da sua disposição para tirar fotos e andar… rs) e é preciso pagar cerca de 90 kunas.

Dubrovnik_Walls

A rua principal, chamada Placa ou Stradun, tem cerca de 300m de extensão e abriga algumas atrações interessantes também. As ruazinhas ao redor de Placa oferecem diversas lojinhas e restaurantes. Existem cerca de 2 mil pessoas morando dentro de old town. As construções são bem antigas, do século 16.

Placa Stradum_Dubrovnik

Dubrovnik_Houses

Alguns dos monumentos de Dubrovnik, com arquitetura predominantemente renascentista e barroca:

Rector’s Palace (Palácio do Reitor): construção gótica com elementos renascentistas e barrocos, do século 14. Hoje abriga um museu.

Rector Palace_Dubrovnik

Franciscan Monastery (Mosteiro Franciscano): Foi construído na transição Romanesco-Gótico (1.337). Em 1.667 foi totalmente destruído pelo terremoto que abalou a cidade, e reconstruído tempos depois. O Mosteiro é considerado um dos principais monumentos da arquitetura de Dubrovnik. 

St. Saviour Church: localizada à esquerda logo após a entrada em old town pela Pile Gate. Foi a primeira igreja da rua principal. Sua arquitetura é típica renascentista e interior gótico.

St Blaise’s Church: igreja barroca do século 18, dedicada ao padroeiro e protetor de Dubrovnik.

St Blaise_St Saviour_Dubrovnik

Apesar de a cidade antiga ser a atração principal, Dubrovnik também tem praias. Infelizmente não tive tempo de visitar, pois minha visita à cidade foi curta, mas a praia de Banje é a mais famosa.

A cidade também tem um teleférico, onde é possível ver a cidade do alto. O passeio custa cerca de 90 Kunas.

——————————————————————————-

Em resumo:

Como chegar em Dubrovnik? Se você já estiver na Croácia (em Hvar ou Split), dá para ir de carro ou ônibus (ver post sobre Hvar). São cerca de 200km, mas a viagem é longa pois a estrada contorna a costa. No caminho é preciso passar por parte do território da Bósnia, portanto passaportes são exigidos na fronteira. Se estiver vindo de outro país, pegue um vôo para o aeroporto de Dubrovnik, que fica a cerca de 20km do centro.

Quantos dias ficar em Dubrovnik? Se você for apenas conhecer a cidade antiga, 1 ou 2 dias são suficientes. Se quiser conhecer mais lugares, praias ou ilhas, programe-se para ficar mais tempo.

Qual a moeda local na Croácia? É aceito Euro? A moeda local é o Kuna. A maioria dos lugares também aceita Euros, mas recomendo trocar pelo menos uma parte por Kunas. Um Euro é equivalente a aproximadamente 7,5 Kunas.

É isso pessoal, espero ter ajudado! Beijos e até a próxima.

2 Comentários

  • Diana Soares

    BOA NOITE!!

    Adorei seus posts, estou indo em agosto para Croácia.
    Gostaria de saber qual serviço de transporte você usou de Hvar até Dubrovnik.
    Foi motorista particular? Quanto custou?
    Você atravessou Hvar de carro e usou o ferry Sucuraj-Drvenik?

    Obrigada
    Diana

    • destinosincriveis

      Oi Diana! Eu fui sim de carro de Hvar para Dubrovnik, na verdade pegamos uma van, pois estávamos em 6 pessoas. Pedimos ajuda no hotel e eles mesmos indicaram o taxi que fez o transfer, e fizemos sim o caminho cruzando Hvar. Só não sei te dizer exatamente quanto custou, pois já faz tempo que fui (2009), mas foi um valor bem em conta para dividir entre todos.
      Se precisar de ajuda com mais alguma informação é só avisar. Bjs!