Dicas para explorar essa cidade incrível
Barcelona,  Espanha,  Europa

Barcelona – Espanha: dicas do que fazer e conhecer.

Não tenho outra palavra para descrever Barcelona que não seja “incrível”. O clima, a beleza, as atrações turísticas, os restaurantes, enfim, tudo o que existe por lá é fantástico e vale cada centavo investido na viagem.

Nesse post falarei de forma resumida sobre as atrações turísticas e onde se hospedar. Depois detalharei algumas atrações em outros posts específicos.

PRINCIPAIS ATRAÇÕES TURÍSTICAS DE BARCELONA

Obras de Gaudí

As obras de Gaudí estão espalhadas por toda a cidade, e tem um estilo único e exclusivo dele. São obras riquíssimas em detalhes, que valem muito a pena visitar. Abaixo um pouco de cada uma dessas obras:

Sagrada Família: a obra mais popular de Gaudí encontra-se inacabada. O templo da Sagrada Família ainda está em construção seguindo o projeto original de Gaudí, que se dedicou de forma exclusiva a esse projeto até a sua morte. É possível visitar a igreja e também subir nas torres. Prepare-se para enfrentar a fila, pois a Sagrada Família costuma ficar bem lotada (turmas com Guias entram por outra área e não pegam fila). O preço para visitar a basílica + as torres é EUR19,30. O horário das visitas é das 9h às 18h diariamente, mas pode haver alterações em dias específicos. Consulte o site oficial para detalhes.

Sagrada Familia

Parc Güell: o parque foi construído no início do século XX a pedido de um empresário têxtil, Eusebi Güell, como parte de um projeto de urbanização. Como o projeto não deu certo, o parque foi comprado pela prefeitura de Barcelona em 1923 e transformado em parque público. Foi classificado como patrimônio da humanidade pela Unesco em 1984. Essa construção está muito ligada à vida de Gaudí, pois ele morou na casa onde hoje funciona a Casa Museo Gaudí, dentro do parque. A entrada no parque é gratuita. Abre diariamente das 8h às 21:30h na primavera-verão e das 8:30h às 18h no outono-inverno. Detalhes no site oficial.

Parc Guell

Parc Guell2

Casa Batlló: por trás da fachada modernista se escondem muitas surpresas artísticas e arquitetônicas. A casa tem o telhado formado por escamas de cerâmica coloridas e o seu interior é cheio de detalhes imperdíveis. As visitas são abertas diariamente das 9h às 21h (última entrada às 20h), por EUR20,35 (audio guia incluso). Detalhes no site oficial.

Casa Batllo

Pedrera / Casa Milá: sua fachada de pedra ondulada sugere o movimento de ondas, misturadas ao ferro das varandas. Foi construída entre 1906 e 1910. É possível visitar uma exposição sobre o trabalho de Gaudí no terraço.

Pedrera

Bairro Gótico

O Bairro Gótico é formado por algumas ruas ao redor da Catedral Barcelona. É o coração da cidade antiga, onde se ergueram as primeiras construções do governo local e onde hoje ficam a prefeitura e o governo regional. Nos arredores do bairro gótico estão o Museu Picasso, o Museu Europeu de Arte Moderna (MEAM), o Palácio do Governo, entre outros pontos de interesse.

Plaza Catalunya

É o centro comercial da cidade, onde tem início uma das ruas mais emblemáticas de Barcelona, La Rambla. A Plaza Catalunya é o ponto de partida dos ônibus turísticos que fazem os roteiros Hop On Hop Off. Próximo à Plaza Catalunya também fica a mega loja El Corte Ingles, onde é possível comprar roupas, sapatos, bolsas e etc de diversas marcas.

La Rambla

Rua que vai da Pl. Catalunya até o mar (Pl. Colóm). Tem um calçadão no meio onde ficam mesas de restaurantes, bancas que vendem souvenirs, flores, sorvetes, artesãos e pintores vendendo suas artes, estátuas humanas e muito mais. A rua tem tudo, é super movimentada. Vale a pena o passeio por lá, de dia para conhecer e de noite para sentar em uma das mesinhas e jantar ou apenas tomar uma sangria com tapas.

La Rambla

Mercado de la Boquería

Um mercadão com muita variedade. Tem bancas de frutas, de sucos, de doces, de presuntos e muitas outras coisas legais. Há também restaurantes lá dentro. Fica na Rambla, do lado esquerdo de quem caminha sentido Pl. Colóm -> Pl. Catalunya. Aproximadamente entre as ruas Carrer de l’Hospital e Carrer del Carme.

Mercat de la Boqueria

Barceloneta

Antigo bairro dos marinheiros, formado por ruas ordenadas e uniformes. O Paseo Maritimo é um calçadão que conecta Barceloneta ao Porto Olímpico. O calçadão forma uma grande varanda sobre a praia de Barceloneta, e oferece diversas opções de bares e restaurantes.

Barceloneta

Camp Nou

O Estádio do FC Barcelona é visita obrigatória para quem curte futebol. Além da visita ao estádio, vestiários, sala de imprensa e arquibancadas, o tour do Camp Nou Experience inclui a entrada para o museu do clube, que tem todo o acervo de troféus e muita história dos títulos do Barça. A FC Botiga Megastore tem todos os tipos de presentes e souvenirs do clube. A entrada custa EUR23,00 e os horários variam de acordo com a data. Em dias de jogos os horários são reduzidos e algumas áreas do estádio não ficam acessíveis. Detalhes no site do Barcelona.

Camp Nou

——————————————————————————————————-

METRÔ E LINHAS TURÍSTICAS

A cidade é super bem servida pelo metrô. Dá para se virar bem e chegar nos principais lugares.

Minha dica para quem quer visitar os pontos turísticos que citei nesse post é pegar uma linha turística dos ônibus Hop On Hop Off. É super prático pois eles param nos principais lugares e há ônibus passando a cada 10 minutos aproximadamente. Então nunca é preciso esperar muito para pegar o próximo. Veja aqui os roteiros e preços.

COMO IR DO AEROPORTO PARA A CIDADE

É possível ir de metrô para o centro da cidade. Mas caso você esteja com muita bagagem ou tenha que fazer muitas trocas de linhas, vale a pena pegar um taxi, pois não é muito caro. Paguei EUR30,00 para ir de noite do aeroporto até a Av. Paral.lel, no centro.

ONDE FICAR EM BARCELONA

Minha recomendação é ficar próximo da cidade velha / bairro gótico. Ficando por ali você estará próximo aos principais pontos turísticos, perto do metrô, das linhas turísticas de ônibus e a uma distância a pé de bons lugares para passear e jantar.

É isso pessoal, curtam muito Barcelona. Até a próxima.

3 Comentários