Dicas gerais

Como planejar e montar o seu próprio roteiro de viagens – Passo a passo

Bom, quem gosta de fazer roteiros diferentes sabe o quanto é difícil conseguir planejar tudo. E fazer via agências de viagens nem sempre é uma boa opção, já que a maioria costuma trabalhar com pacotes prontos para locais mais convencionais, e um roteiro personalizado, por exigir muito tempo de planejamento, pode sair bem mais caro do que deveria.

Por isso eu sempre planejo e monto meus próprios roteiros, emito as passagens, reservo os hotéis e planejo o que fazer nos dias que terei em cada lugar. E frequentemente alguns amigos me pedem ajuda para planejar suas viagens, pois alguns nem sabem por onde começar.

Por isso, resolvi colocar aqui um passo a passo de como fazer tudo isso. Espero que ajude quem está começando a montar seus próprios roteiros. Vamos lá…

————————————————————————————–

Primeiro passo: escolher os destinos / países / cidades que deseja conhecer, e estipular quantos dias pretende passar em cada lugar. Nesse momento talvez seja necessário priorizar alguns lugares, pois dependendo da quantidade de dias, às vezes não é viável e nem recomendável ir a muitos lugares diferentes, por não dar tempo de conhecer direito cada um.

Eu costumo usar a ferramenta do Google Maps para me organizar melhor com os locais que pretendo visitar. Dá pra plotar em um mesmo mapa todos os lugares, e assim fica mais fácil depois para planejar o que fazer em cada dia e até a priorização caso seja necessária. Vejam um exemplo na imagem abaixo:

Google Maps

————————————————————————————–

Segundo passo: verificar a disponibilidade e preços dos vôos. É muito importante que a emissão dos vôos seja feita sempre antes da reserva dos hotéis, pois você pode não conseguir disponibilidade para dias específicos, e se já estiver com o hotel reservado ou pago fica mais complicado para desfazer as reservas.

Na minha opinião, é mais fácil usar sites de busca e comparação de preços entre cias aéreas, pois você não precisa perder tempo indo no site de cada cia para fazer a mesma simulação. Ainda assim, após encontrar a opção que acredita ser a melhor para sua viagem, vá ao site da cia aérea para checar se o preço é o mesmo, ou se você não está pagando um valor mais caro no site de comparação do que se comprasse diretamente da cia aérea. Isso raramente acontece, mas é bom checar.

Entre os sites que uso para essa comparação estão: Expedia.com, Hotwire.com, Skyscanner.com,  Bookingbuddy.com e Decolar.com. A vantagem do Decolar é que o dólar é convertido pela cotacão do dólar comercial (que é a mais vantajosa) e a cobrança vem em reais no seu cartão de crédito, como uma transação nacional. Caso você compre de sites que não são do Brasil ou diretamente da cia aérea se não for uma cia brasileira, você será cobrado em dólar no cartão de crédito, que além de ser convertido pelo seu banco (a maioria usa o dólar turismo, que é bem mais caro), também terá incidência de IOF (6,38% sobre o valor total da compra).

Exemplo Expedia

————————————————————————————–

Terceiro passo: após escolher e emitir seu vôo, vá para a escolha dos hotéis. Os sites de comparação de vôos (todos os que citei acima) também tem a opção de busca de hotéis. Todos trabalham com várias opções de filtro (localização, preço, número de estrelas, etc). Dá para ver no mapa onde fica cada hotel para tomar a decisão que for mais conveniente para você. Adicionaria na lista de sites de busca e comparacão de hotéis os seguintes: Priceline.com, Agoda.com (mais especializado em Ásia, mas tem outros lugares também), Booking.com e Cheaptickets.com. Tem dezenas de outros, mas esses já trazem bastante opção.

Nesses sites também é possível ver as opiniões de pessoas que já ficaram nesses hotéis. Vale também consultar o Trip Advisor (eu sempre uso), pois sempre tem comentários relevantes que ajudam na tomada de decisão.

————————————————————————————–

Quarto passo: agora que você já tem os vôos e hotéis reservados (que são o mais importante), pode partir para a programação do que fazer em cada lugar. Caso queira assistir a algum show / espetáculo específico, pode já comprar os ingressos antes, poderá também reservar aluguel de carro caso vá precisar durante a viagem, estudar quais são os locais / atrações mais importantes em cada destino para que já saiba o que fazer quando iniciar a viagem e não precise perder tempo buscando essas informações só quando chegar ao seu destino. Sempre que precisar, você pode buscar dicas dos lugares que quiser visitar aqui no destinosincriveis.com.

————————————————————————————–

É isso pessoal, espero que tenha ajudado. Se precisarem de ajuda com algo específico durante o planejamento de vocês, basta me mandar uma mensagem.

Abraços!