Åhus,  Europa,  Suécia

Åhus, a cidade de Absolut Vodka!

Muitos sabem que a Absolut Vodka é uma marca sueca. O que pouca gente sabe é que a única fábrica de Absolut do mundo fica em Åhus, uma cidadezinha no sul da Suécia, e que toda a Absolut vendida no mundo vem de lá.

Tive a oportunidade incrível de participar do Absolut Akademi. Uma imersão no mundo de Absolut, que durou cinco dias visitando a fábrica, as fazendas produtoras de trigo, o processo de engarrafamento e até a destilaria de Absolut Elyx.

1o dia: Chegamos a Åhus de ônibus, pois estávamos vindo de Copenhagen. São cerca de 2 horas de viagem, com uma paisagem simplesmente linda. O mais legal é passar pela Øresund Bridge, a famosa ponte-túnel que liga a Dinamarca à Suécia.

Oresund Bridge

Åhus é uma cidadezinha de cerca de 9 mil habitantes, número que chega a triplicar no verão, já que a cidade é bastante procurada por turistas e há muitas casas de veraneio. Quando fui, em outubro, já estava tudo vazio e já fazia bastante frio.

Ahus

Ahus

No primeiro dia de Akademi, assistimos a uma apresentação, contando um pouco da história da marca, detalhes dos lançamentos que foram feitos ao longo dos anos, retrospectiva dos anúncios e etc. Também visitamos a old distillery, que foi a primeira destilaria de Absolut, e hoje é onde se fabrica a Absolut Elyx, versão ultra premium da marca.

Absolut Akademi

Absolut Akademi

OldDistilleryAhus

À noite fomos para uma espécie de fazenda, onde cozinhamos nosso próprio jantar, com receitas que continham alguns sabores de Absolut como ingredientes. Lá também tínhamos à disposição todos os sabores de Absolut que já foram lançados para degustar.

Oversholm

2o dia: No segundo dia fomos conhecer as fazendas produtoras do trigo de inverno que é utilizado na fabricação de Absolut. Tomamos café da manhã em um celeiro em uma dessas fazendas, e de lá partimos para a fábrica.

Skepparslof Akademi Breakfast

Infelizmente não é permitido tirar fotos dentro da fábrica, mas foi bastante interessante ver como funciona todo o processo desde a produção do trigo, a produção da vodka, o engarrafamento, o armazenamento e até o embarque no porto de Åhus.

Após esses 2 dias em Åhus, voamos para Estocolmo para continuar o Akademi (ver post sobre Estocolmo).

Em Estocolmo, ainda visitamos o Spirit Museum, um museu de destilados que possui toda a Absolut Art Collection – obras de arte que foram feitas por diversos artistas em colaboração com Absolut Vodka.

Absolut Art Collection no Spirit Museum

E também vistamos o Absolut Atelier, que é “a casa de Absolut Vodka”. Eles dizem que se Absolut fosse uma pessoa, aquela seria sua casa. O lugar é lindo e a decoração é incrível. Não é aberto ao público, apenas para eventos fechados e convidados.

Absolut Atelier

——————————————————————————-

Em resumo:

Qual a distância da fábrica de Absolut em Åhus até Estocolmo? É bem longe, cerca de 600km. O aeroporto mais próximo de Åhus é o de Kristianstad (KID). Voei de Kristianstad para Estocolmo pela Flyglinjen.

A fábrica de Absolut é aberta para visitação? Não. Infelizmente não existe a possibilidade de visitar a fábrica a não ser que você seja convidado.

Onde ficar em Åhus? Fiquei no hotel Åhus Gastis. Super charmoso e de frente para o canal onde ficam as casas e os barcos, bem perto da old distillery de Absolut.

É isso pessoal, até a próxima!